top of page

BodyTalk. Arte de observar saúde.

Atualizado: 24 de fev. de 2023



Ter em mãos um instrumento terapêutico que reconhece que todos os potenciais de saúde e felicidade já existem, é maravilhoso. Quando encontro um texto deste nível, a força é de compartilhar.


Temos trabalhado assim com BodyTalkSystem.




"A boa saúde já existe - você só precisa observá-la. Por Vic Shayne, PhD

É onde sempre esteve ... A busca pela saúde ideal tem sido uma obsessão por milênios. Ironicamente, saúde e felicidade estão aqui, onde sempre estiveram. Embora isso possa parecer um "koan" ou um paradoxo, temos que começar com uma incursão no significado da consciência para entender tudo. Essa pode ser a parte mais difícil, pois poucos especialistas podem chegar a um acordo sobre o que é realmente a consciência. Neurocientistas, sábios, físicos quânticos, psicólogos e a comunidade médica não conseguem encontrar consenso sobre o tema da consciência. Cientistas materialistas (convencionais) acreditam que é um artefato do cérebro, enquanto muitos outros dizem que ele preexiste ao cérebro, corpo e mente. A filosofia védica da Índia antiga reconhece a primazia da consciência como fundamento do indivíduo, do universo e de tudo o mais. Considerando esse ensinamento oriental, fica mais fácil entender a conexão entre saúde, felicidade e consciência.

Sabedoria da tradição védica Sábios védicos, que têm investigado o núcleo do ser por milênios, consideram a consciência como a totalidade de tudo o que é. É ação, criação, destruição, movimento, energia, todas as formas, mentes, corpos, fenômenos, pensamentos e assim por diante. E, a consciência libera a potencialidade do que ainda precisa se manifestar. Nesta totalidade, encontramos a essência da saúde e da felicidade, que são expressões da consciência. HWL Poonja, um sábio iluminado, ensinou: “Não há nada fora da consciência ... Não há nada onde não há consciência… De onde vem essa consciência e para onde vai? Nem vai nem vem de lugar algum. Está sempre aqui e agora ... Você precisa de consciência para saber que você é uma pessoa e que isso é um objeto. Eles estão todos dentro da consciência. Você não pode negar ... Se você está preso ou mesmo livre, eles [ambos os estados] ainda permanecem na consciência. " Os físicos quânticos revelam que, sob a estrutura física aparente, não há nada além de energia, que somos seres energéticos. O físico quântico e o meditador da vida John Hagelin é uma das muitas estrelas em ascensão da ciência de ponta que unificou os antigos ensinamentos dos Vedas com as descobertas da física quântica. Hagelin mostrou como a consciência e o campo unificado de Einstein são a mesma coisa. Ele disse que "auto-observação" é um conceito-chave que liga a ciência à espiritualidade, porque é através da auto-observação ou auto-investigação que tantos místicos perceberam que não há consciência individual separada da totalidade da existência. Essa totalidade - consciência - é o que torna o campo unificado (quântico) unificado. "Auto-observação" é um conceito-chave que liga a ciência à espiritualidade. Bruce Lipton, autor de The Biology of Belief, observou que o campo quântico "dá forma ao mundo material". Em essência, saúde e felicidade surgem da consciência. Lipton escreveu: “Os físicos quânticos revelam que, sob a estrutura física aparente, não há nada além de energia, que somos seres energéticos. Isso significa que interagimos com tudo no campo. Isso tem um impacto importante nos cuidados de saúde. A física quântica revela que as energias estão sempre emaranhadas uma com a outra. ”

O poder da observação Nos níveis mais profundos, o que determina boa saúde e felicidade não é um fator singular, mas todo o movimento da consciência. A consciência contém as sementes - a potencialidade - para uma boa saúde, assim como contém as sementes para qualquer outra eventualidade e expressão. Portanto, a criação de uma boa saúde tem mais a ver com reconhecer que ela já existe do que se esforçar na tentativa de manipular toda a consciência para curar e apoiar seu corpo em particular. Esse reconhecimento ocorre não pelo esforço, mas pela observação sem julgamento. Quando você observa com persistência, motivação e interesse suficientes, encontra o que sempre esteve presente, incluindo boa saúde e felicidade. Uma maneira ainda mais simples de afirmar isso é que, se você procurar uma boa saúde, a encontrará. Isso significa que você também encontrará outras expressões de consciência que apoiam a boa saúde - alimentos, ervas, exercícios, meditação, risos, sono e até o médico certo. Levou milhares de anos até que os cientistas descobrissem o poder da observação, que é algo que os sábios iluminados ensinaram através dos tempos. Nos últimos cem anos, a física quântica descobriu que a observação é a chave para liberar o potencial através do que ficou conhecido como "efeito observador". Kenneth Baclawski, pesquisador e professor de semântica da Northeastern University, em Boston, explicou: “O efeito observador é o fato de que observar uma situação ou fenômeno muda isso… A ideia de que simplesmente observar uma situação pode mudá-la é contra-intuitiva. Mais tarde, os efeitos do observador foram reconhecidos em outros campos, incluindo sociologia, psicologia, linguística e ciência da computação. ” A consciência contém sementes, ou potencialidade, para cada expressão. Quando o efeito do observador foi observado pela primeira vez pelos pioneiros da teoria quântica, explicou Philip Ball para a BBC, os físicos “ficaram profundamente perturbados. Pareceu minar a suposição básica por trás de toda ciência: que existe um mundo objetivo lá fora, independentemente de nós. Se a maneira como o mundo se comporta depende de como - ou se - olhamos para ele, o que realmente pode significar "realidade"? "

A realidade não é o que é criado através da observação, mas o que é encontrado. Através da observação, explicou o filósofo místico Jiddu Krishnamurti, pode-se tornar "consciente da interferência do pensamento". O ato de observar produz a percepção de que há algo além (ou anterior) do pensamento, que é o conteúdo da consciência. Existe boa saúde - você só precisa perceber. Como este mundo é uma expressão da consciência, podemos encontrar potencialmente todas as soluções para todas as doenças e sintomas. Olawale Qazeem, um bioquímico nigeriano que estudou medicina naturopática em Calcutá disse: "Eu defendo que não há doenças incuráveis, mas pode haver casos incuráveis". A observação permite que você observe as curas da natureza, maneiras de restaurar sua saúde, quais ervas e alimentos são necessários e indicados, como meditar para nutrir a mente, outras pessoas com ideias semelhantes que adotam soluções naturais de saúde e muito mais. Isso ocorre porque a observação é o ato de se abrir para possibilidades. Por outro lado, se você aceita certas crenças a respeito do que é possível e do que não é, então limita o que entra em sua vida a uma pequena porção de toda a consciência. Elizabeth Sullivan, terapeuta de yoga em Ayuverda, explicou: “Quanto mais sintonizados estivermos com a natureza e os elementos, mais podemos invocar nossa auto cura. A natureza acalma e cura o sistema nervoso e nos convida a nos conectar com algo maior que nós mesmos. Isso nos permite lembrar que somos mais do que esse corpo e essa mente, e que somos inteiros e conectados''. Parece um longo caminho desde o conceito lanoso e intangível de consciência até a imagem de saúde de cada pessoa, mas isso é apenas por causa de como a mente foi condicionada a ignorar o óbvio. Consciência é a totalidade de tudo o que é, e nessa totalidade está a potencialidade e manifestação da saúde, cura, felicidade e prevenção de doenças. A realização da boa saúde começa com a observação do que é possível e do que já está aqui."



Profundamente agradecida pelo belíssimo texto, originalmente publicado em

Posts recentes

Ver tudo

CELIA BARBOZA

bottom of page